O 156 que já era o número oficial para a realização de denúncias na capital, agora sofreu uma inovação, sendo o 156 também um app de denúncias, avisos e reclamações.
A diferença que o app trouxe foi no formato e facilidade que ele pode ser usado, dessa forma qualquer pessoa pode realizar denúncias através do registro de imagens e endereços. A intenção é que a população possa ajudar a denunciar aglomerações ou funcionamento irregular de comércio, bem como serviços em desacordo com as medidas sanitárias vigentes da bandeira vermelha.
Alguns usuários, expressaram sua insatisfação através dos comentários realizados no Facebook, relatando que esse é um dever dos funcionários e que ainda existe muita “vista grossa” pela cidade.
A intenção no uso do aplicativo é que todos possam ter acesso e praticidade em suas denúncias, além de assuntos relacionados ao Covid-19 e as restrições, o 156 também disponibiliza outros serviços como:
Dengue: Inspeção em imóveis ocupados
Calçadas: Fiscalização de construção e reconstrução de calçadas
Fiscalização de obstrução da passagem
Iluminação Pública: Problemas como lâmpada acesa durante o dia, oscilando (piscando), quebrada ou queimada
Lombada Física: Implantação ou manutenção de lombada física, entre outros.
Em seu site, a prefeitura de Curitiba afirma que os serviços cadastrados estão divididos em subcategorias, dessa forma fica mais fácil para o usuário a escolha de seu interesse, possibilitando a inclusão de fotos para tornar as solicitações mais ágeis.
Para baixar o app basta acessar
https://bit.ly/2HNKqps (Android)
https://apple.co/2OseibJ (Apple)