Quem nunca recebeu aquela notificação de que a memória está cheia, não é mesmo?! Ao longo do tempo acabamos acumulando muita informação e muitos dados nos nossos computadores ou celulares, o que acaba preenchendo a memória do aparelho e, muitas vezes, o deixando mais lento.
Felizmente, atualmente nós podemos contar com soluções para esse problema com o armazenamento em nuvem. Esse armazenamento faz parte do Cloud Computing – computação em nuvem – que permite armazenar, compartilhar e disponibilizar dados, aplicações, serviços e softwares por meio da internet.
Principais servidores para armazenar seus arquivos
Google Drive – Plataforma de armazenamento gratuito da empresa Google que oferece 15 GB de espaço para o usuário permitindo a contratação de espaço extra. A ferramenta também facilita o trabalho colaborativo à distância e oferece mecanismos de backup automático de dados.
Dropbox – Talvez o mais tradicional serviço de armazenamento para usuários comuns, ele oferece 2GB de memória gratuita onde é possível aumentar a capacidade de memória quando se convida amigos para utilizarem a ferramenta. A plataforma também oferece planos mensais para quem desejar mais espaço. Sua principal característica é que o tamanho dos arquivos para upload é ilimitado.
Onedrive – Serviço de armazenamento da Microsoft que permite guardar até 5 GB de arquivos grátis, também oferece backup automático de alguns tipos de dados de forma automática e segura. O serviço também permite aumentar o espaço quando o usuário convida amigos e oferece planos mensais.
Existem outros serviços de armazenamento disponíveis atualmente como, por exemplo, o iCloud, da Apple, ou o Box, ideal para o meio corporativo, o que vale é escolher o que se encaixa mais de acordo com a sua necessidade!