O ano de 2020 trouxe várias alterações na forma como muitas empresas organizaram o modelo de trabalho. O mais conhecido, sem dúvidas, é o home office. As empresas precisaram se adaptar ao meio e tornar o trabalho mais flexível.
Teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho à distância, são algumas maneiras de chamar o home office e as empresas perceberam como é possível realizar o trabalho dessa forma e, nos próximos anos, a tendência é as empresas contratarem cada vez mais funcionários nesse modelo.
O também chamado de anywhere office (trabalho de qualquer lugar), permite uma maior diversidade de contratações, podendo ter funcionários de qualquer lugar do mundo, dependendo do tamanho da empresa.
O trabalho híbrido nada mais é do que a mescla de trabalho à distância com o trabalho presencial. Nesse modelo as empresas ficam mais limitadas quanto à questão da diversidade, mas ainda assim, a tendência é que esse modelos também seja bastante utilizado.
Essas formas de flexibilização do trabalho já eram utilizadas antes da pandemia, mas ganharam mais espaço no ano passado e o digital ajudou muito nesse sentido. Agora é necessário uma adaptação por parte daqueles que desejam ser contratados.